Barbacena sediará nesta sexta-feira (30/06) o 1º Encontro de Serviço Residencial Terapêutico de Minas Gerais com o tema ?Processo de Desinstitucionalização: construindo o cuidado". Este Evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Diretoria Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e conta com o apoio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena e do Município de Barbacena. O encontro ocorrerá no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena, de 09h às 17h.
O evento simboliza um marco no processo de desinstitucionalização promovido por Barbacena, que tem sido destaque, inclusive com repercussão na imprensa internacional. O principal objetivo é demarcar e celebrar a importância da Desinstitucionalização enquanto fundamento que direciona os processos de gestão e cuidado pautados na integralidade, na garantia de direitos, na promoção de autonomia e no exercício de cidadania, na perspectiva da Luta Antimanicomial, da Reforma Sanitarista e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.
O público poderá acompanhar o evento ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura Municipal de Barbacena.
Confira a programação do evento na íntegra:
09h ? Mesa de Abertura
09h30 ? Evento cultural
10h - Mesa 1: Processo de desinstitucionalização:
contextualização da reforma psiquiátrica brasileira. Pedro Gabriel Goldinho Delgado- Médico psiquiatra e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro | Marta Elizabete de Souza- Psicóloga e integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental | João Mendes de Lima Júnior- Psicólogo e Coordenador Geral de Normas, Estudos e Projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. Mediação: Lírica Salluz Mattos Pereira- Enfermeira e Diretora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde.
11h - MESA 2: A reinserção social como premissa na ofertado cuidado.
Leandra Vilhena- Assistente social e ex-coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena| Flávia Vasques- Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental do município de Barbacena | Bento Márcio da Silva- Usuário da Rede de Atenção Psicossocial de Barbacena e morador do Serviço Residencial Terapêutico. Mediação: Viviane Maciel- Psicóloga e Referência Técnica de Saúde Mental da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte.
12h - Discussão
12h30 ? Almoço
13h30 - MESA 3: A importância da integração e articulação dos serviços da RAPS: avanços e desafios.
Ana Regina Machado- Psicóloga e Analista de Educação e Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais | Márcio de Campos- Psicólogo e Coordenador do CAPS i do município de Barbacena | Ana Carolina Macedo de Araújo Rocha- Psicóloga e Referência Técnica em Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.
Mediação: Maria Lúcia- Psicóloga e Referência Técnica de Saúde Mental da Unidade Regional de Saúde de Uberlândia.
14h30 - MESA 4: Construindo novos caminhos.
Fábio José Zanetti- Coordenador de Saúde Mental de Antônio Carlos | Fernanda de Lima Nusca -Referência Técnica dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Antônio Carlos | João Batista Antônio- Usuário da Rede de Atenção Psicossocial de Antônio Carlos | Elisângela Maria Pereira de Carvalho Sousa- Coordenadora de Saúde Mental de Carandaí Melquisedeque Ferreira dos Santos- Usuário da Rede de Atenção Psicossocial de Carandaí | Thais Aparecida da Silva- Referência Técnica dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Ibertioga | Sebastião Martins Ferrera Usuário da Rede de Atenção Psicossocial de Ibertioga e morador do Serviço Residencial Terapêutico | Sueli Silva- Usuária da Rede de Atenção Psicossocial de Ibertioga e moradora do Serviço Residencial Terapêutico | Bárbara Coelho Ferreira- Psicóloga e Diretora de Saúde Mental do município de Contagem.
Mediação: Taynara de Paula- Psicóloga e Referência Técnica da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde.
15h30 - Intervalo
16h - Discussão
17h - Encerramento