A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço do segundo trimestre de 2023 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e transparência.
As manifestações foram classificadas da seguinte forma:
RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.
DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.
ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.
SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
Nos meses entre janeiro a março foram registradas 348 manifestações. A maior parte das demandas foram as solicitações, sendo 172 registradas, ou seja, quase a metade (49,43%). Em seguida foram as reclamações, um total de 143 registrados (41,09%). Houve ainda 19 registros de denúncias (5,46%), 11 elogios (3,16%) e três sugestões (0,86%).
Das 348 demandas registradas, 297 foram resolvidas. A maior parte das manifestações foi no mês de abril, que registrou 124. Os meses de maio e junho foram 112 registros.