24 JUL 2023
Prefeito de Barbacena é condecorado pela Força Aérea Brasileira e Governo de Minas com a medalha Santos Dumont

O prefeito de Barbacena, Carlos Du, recebeu na última semana, duas comendas em alusão aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont. Na quinta-feira (20/07), o chefe do executivo recebeu a medalha Santos Dumont, uma honraria dada pelo Governo de Minas a nomes com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais.

O evento contou com diversas autoridades, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Tadeu Martins. O evento ocorreu na fazenda Cabangu, onde nasceu o pai da aviação.

Criada em 1956, a medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França).

Medalha mérito Santos Dumont

Na sexta-feira (21/07) foi a vez do prefeito receber a medalha mérito Santos Dumont, dada pela Força Aérea Brasileira, também na histórica Fazenda Cabangu. Esta medalha foi criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956. São condecorados com a medalha pessoas que forem reconhecidas pelos destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica.

A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados fica por conta do Conselho do Mérito Santos-Dumont. Neste ano em especial, nas comemorações dos 150 anos do pai da aviação, a medalha é uma edição única.

O comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, também esteve presente na cerimônia.