A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou ontem (21/09) uma mobilização em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu em frente a fonte luminosa, no centro de Barbacena.
Diversas pessoas que militam na área ou que tem algum tipo de deficiência física participaram de uma caminhada que partiu da Praça do Rosário sentido jardim municipal. Na chegada foi oferecido um café da manhã e em seguida algumas apresentações culturais, como “mãe e filha dançando sobre rodas" e apresentação da Associação Regional de Pessoas Portadoras de Deficiência de Barbacena (ASDEF).
Também houve a apresentação da APAE, além de stands de instituições importantes na luta pela causa.
Márcio de Souza é deficiente visual e falou da importância da mobilização para a sociedade. “É um momento de reflexão para nós deficientes, para que a gente possa avançar em nossos direitos e conscientizar a sociedade para trabalhar para que tenhamos o poder público como parceiros”, destacou Márcio.
O prefeito de Barbacena, Carlos Du, falou dos desafios a serem enfrentados neste campo e destacou o papel do plano diretor para transformar Barbacena em uma cidade mais acessível. “A gente tem muito a avançar, para crescer. Estamos fazendo agora o plano diretor e o plano de mobilidade urbana. Nós temos a oportunidade de fazer Barbacena uma das cidades mais acessíveis do estado. Esse é o momento para a gente conseguir implementar isso, na discussão do plano diretor e de mobilidade”, explicou o prefeito.