24 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Convênio com o Ponto de Partida atende demanda da Rede Municipal de ensino de Barbacena
A experiência com a arte é fundamental na formação de todo ser humano, pois, a união da arte com a vida aumenta a criatividade e melhora o desenvolvimento da cognição

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, celebrou convênio com a Associação Cultural Ponto de Partida, proporcionando um trabalho artístico cultural a rede municipal de ensino.

O projeto oferece a apresentação do espetáculo ‘Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’, de Jorge Amado; visita guiada à Estação Ponto de Partida, proporcionando uma imersão cultural aos alunos e desenvolvimento de consciência ecológica e ambiental; além de um trabalho voltado às artes plásticas.

O Programa de Apreciação Estética e Crítica tem o objetivo de formar, sensibilizar e provocar reflexões aos alunos com a faixa etária entre 04 a 14 anos e educadores da rede municipal de ensino.

Todo esse trabalho enriquece a bagagem cultural de alunos e professores, levando-os a ser mais reflexivos, sensíveis e críticos.

Ao desenvolver o senso artístico uma pessoa passa a ter independência, definindo assim seus próprios referenciais ao observar o mundo. Desta maneira, a arte na formação da sociedade desenvolve cidadãos com uma capacidade maior para entender o sentido da vida, ao ler e interpretar textos, observar o ambiente, a natureza e nas pequenas coisas do dia a dia.

Local: Barbacena