O centro nacional de monitoramento e alertas de desastres naturais (CEMADEN) divulgou na tarde desta terça-feira (19/03) dois alertas de classificação moderado de movimento de massa e risco hidrológico. Os alertas tem previsão de 24h e de acordo com o próprio documento a previsão meteorológica indica continuidade de chuva com possibilidade de pancadas moderadas a fortes. É necessário atenção principalmente as pessoas que vivem em áreas de risco.
Ainda durante as chuvas, a Defesa Civil já havia saído para oferecer suporte e atender ocorrências registradas e monitoradas. A Estação hidrológica situada no Ribeirão Caeiro (Rua Bahia) registrou na tarde de hoje acumulado de 42,2. Já as demais Estações Pluviométricas registraram (período de 15h30min - 17h00min) acumulados de:
- Carmo: 52,9mm;
- Colônia R Silva: 11,6mm;
- Água Santa: 32mm;
- Pinheiro Grosso: 6,5mm;
- Senhora das Dores: 30,8mm;
- São Francisco: 50,7mm;
- Correia de Almeida: 2mm.
A Defesa Civil de Barbacena, registrou os seguintes pontos de alagamentos: Santa Tereza, Rua Bahia, Santa Maria, Centro, Vilela, Pontilhão, Passarinhos, Região do Ibiapaba, Caiçaras, Caminho Novo.
Além disso também foi registrado deslizamento de terra na rua Jesus Dias de Carvalho. Aproximadamente 20 residências tiveram suas calçadas atingidas pela lama. As equipes da Defesa Civil com apoio da Secretaria Municipal de Obras estão nos locais atingidos pelas chuvas. Em caso de necessidade entre em contato com a Defesa Civil: 199, 323198-1099 ou pelo Wpp: 32 99927-8681.
Local: Barbacena, MG, Brasil