A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e transparência.
As manifestações foram classificadas da seguinte forma:
RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.
DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.
ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.
SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
Nos meses entre outubro a dezembro foram registradas 311 manifestações.
Dentre as manifestações recebidas, 160 foram reclamações (51,45%), 101 solicitações (32,48%), 29 denúncias (9,32%), 11 sugestões (3,54%) e 10 elogios (3,22%)
Das 311 demandas registradas, 285 foram resolvidas (91,64%).
Confira o relatório completo
https://www1.barbacena.mg.gov.br/imgeditor/Relatório 1º Trimestre 2024.doc