12 JUN 2024
DEFESA CIVIL
Defesa Civil alerta: prevenção contra as baixas temperaturas e período seco
A Defesa Civil de Barbacena orienta a população a se preparar e enfrentar o período de frio de forma segura e confortável. Essas dicas ajudam a garantir a segurança e o bem-estar durante os períodos de frio intenso. É sempre importante estar preparado e atento às necessidades especiais que surgem com a mudança de temperatura.

Cuidados com a Saúde
- Agasalhe-se adequadamente: Use roupas quentes, preferencialmente em camadas, para manter o corpo aquecido.
- Mantenha-se hidratado: Beba bastante água, mesmo que não sinta sede.
- Alimentação: Prefira alimentos ricos em calorias e nutrientes.
- Vacinação: Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, especialmente pessoas dos grupos de risco.

Outra preocupação neste período do ano é em relação às doenças respiratórias, que podem se agravar no inverno devido à baixa umidade do ar e às mudanças bruscas de temperatura. A orientação é manter ambientes bem ventilados e evitar aglomerações em lugares fechados, onde o risco de contágio de doenças é maior. Beber água é fundamental, pois o clima seco pode causar desidratação. Além disso, é importante consumir alimentos ricos em água, como frutas e verduras, para manter o corpo hidratado.

Segurança em Casa
- Aquecedores: Se utilizar aquecedores, mantenha-os a uma distância segura de materiais inflamáveis e nunca os deixe ligados ao dormir.
- Ventilação: Mesmo no frio, mantenha a ventilação adequada nos ambientes para evitar intoxicação por monóxido de carbono, especialmente ao usar lareiras ou fogões a gás.
- Manutenção de equipamentos: Faça a manutenção regular de aquecedores, lareiras e outros equipamentos de aquecimento.

Cuidados com Crianças e Idosos
- Roupas adequadas: Crianças e idosos devem usar roupas adequadas, incluindo gorros, luvas e meias.
- Acompanhamento: Esteja atento à saúde dos idosos, pois eles são mais suscetíveis às baixas temperaturas.

Cuidados com Animais
- Abrigo: Providencie abrigos adequados e cobertores para os animais de estimação.
- Alimentação: Aumente a quantidade de alimento, pois no frio eles gastam mais energia para se aquecer.

Ajuda à População de Rua
- Doações: Doe agasalhos e cobertores para ajudar pessoas em situação de rua.
- Informe a Defesa Civil ou outros órgãos competentes sobre locais onde há pessoas necessitando de assistência.

Transporte e Mobilidade
- Segurança no trânsito: Se precisar dirigir, tome cuidado com pistas escorregadias e baixa visibilidade.
- Informações atualizadas: Mantenha-se informado sobre as condições climáticas através de canais oficiais da Defesa Civil e serviços de meteorologia.