Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Barbacena e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Prefeitura Municipal de Barbacena
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
JAN
31
31 JAN 2025
EDUCAÇÃO
Trabalho de professora da Rede Municipal representará Minas Gerais na Plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
receba notícias
A professora da Rede Municipal de Ensino de Barbacena, Ana Paula de Souza Elias, apresentará o seu trabalho que desenvolveu com sua turma no ano de 2024 a partir dos resultados das avaliações contínuas da Plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Docente da turma de 5º ano do Ensino Fundamental I da E.M. Professora Yayá Moreira, Ana Paula foi selecionada, dentre outros participantes, pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para representar Minas Gerais.
 
A Plataforma Digital de Avaliações Periódicas do CAED, é uma ferramenta que visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização e o acompanhamento das aprendizagens dos alunos. Isso possibilita aos professores o acesso a uma análise quantitativa e qualitativa do desempenho de cada aluno e de sua turma, a partir dos resultados das avaliações. Estes dados contribuíram para que o (re)planejamento das ações pedagógicas estivessem baseados nas necessidades reais de aprendizagem.
 
Na última terça-feira (28/01), a professora Ana Paula gravou o vídeo que apresentará o trabalho pedagógico desenvolvido pela docente em prol da qualidade da aprendizagem de seus alunos a partir dos resultados das avaliações contínuas e formativas do CNCA/CAED. O vídeo fará parte da série: Ideias Inspiradoras, um projeto do CAED que promove e compartilha práticas e ações que inspiram educadores de escolas de todo o país.
 
De acordo com Ana Paula, no seu relato, a Plataforma permitiu que ela pudesse verificar, acompanhar, orientar e trabalhar as habilidades esperadas em momentos diferentes do ano de 2024. “Na minha turma no Ciclo I, ocorrido em março/24, em Língua Portuguesa (leitura) tínhamos como resultado: 4% de defasagem, 33% de aprendizagem no nível intermediário e 63% de aprendizagem no nível adequado, mas no Ciclo III, ocorrido em outubro, os resultados melhoraram muito, sendo de 0% de defasagem, 4% de aprendizagem no intermediário e 96% de aprendizagem no nível adequado. Dois alunos obtiveram 100% de desempenho na avaliação de Língua Portuguesa no Ciclo III.  Um desses alunos foi autor da redação destaque no programa PROERD que foi aplicado na escola em 2024”, destacou.
 
Local: Barbacena - MG
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia