Na tarde desta terça-feira (11) membros da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM), receberam representantes da Associação Regional das Pessoas Portadoras de Deficiência (ASDEF) para ouvir as reinvindicações da associação e discutir formas de construir uma mobilidade urbana mais inclusiva.
Estiveram presentes na reunião o Secretário de Trânsito Ângelo Pádua, o Diretor Operacional Elton Bruno, a Diretora de Administração Raquel Siqueira e o responsável pelo setor de transporte coletivo da secretaria Lorran Henry. A Associação apresentou um documento com diversas reivindicações quanto ao transporte público Cidade das Rosas após terem presenciado e vivido situações de dificuldade na utilização dos serviços.
Além disso o documento também trazia problemas como a falta de linhas de ônibus em alguns horários, redução de frota e horários nos finais de semana, elevadores para o embarque e desembarque de cadeirantes com defeito, veículos com alto barulho de freio, campainhas estragadas, freios sem o devido funcionamento, sujeiras, entre outras.
O Secretário de trânsito pontuou que diversas ações já são realizadas pela secretaria como a vistoria periódica da frota, solicitação de providências imediatas para resolução das diversas reclamações recebidas, além de medidas administrativas sancionadoras nos casos de descumprimento da legislação vigente. No entanto, Pádua garantiu que as ações serão intensificadas.
O Secretário ressaltou ainda, que é de suma importância que a população traga estas informações de irregularidades ao utilizarem o transporte público, para que se possa de forma imediata realizar a fiscalização in loco e tomada de providências.
Vale ressaltar que a legislação (lei nº 4.807, de 28 de março de 2017) assegura às pessoas com deficiência física ou motora ou com mobilidade reduzida o direito de embarque e desembarque entre as paradas obrigatórias (pontos de ônibus) em Barbacena.
Para que a população possa encaminhar estas denúncias ao Centro de Controle de Operações desta SETRAM é importante informar a linha, placa, horário e a reclamação através do telefone 156 ou 3198-1056.