O Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Ângelo Augusto de Pádua, e o Assessor Executivo do Gabinete do Prefeito, Fabrício Robson de Oliveira, realizaram uma visita técnica à cidade paulista de São José dos Campos. O encontro ocorreu nos dias 24 e 25/03 e teve como objetivo conhecer as boas práticas e inovações adotadas pelo município nas áreas de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, visando a potencial aplicação de soluções semelhantes na administração municipal de Barbacena.
Durante a visita, Ângelo Pádua e Fabrício Robson estiveram no Centro Integrado de Inteligência (CSI), estrutura responsável pelo monitoramento e análise de dados estratégicos voltados à segurança e à mobilidade da cidade. A tecnologia de videomonitoramento e a integração entre os órgãos de fiscalização e segurança foram destaques do encontro.
Na Secretaria de Proteção ao Cidadão – (SEPAC), os servidores municipais acompanharam as políticas e ações implementadas para a prevenção da criminalidade e o fortalecimento da segurança comunitária. Também visitaram a Guarda Civil Municipal (GCM), onde puderam conhecer o modelo operacional adotado pela corporação, incluindo os investimentos em tecnologia e capacitação dos agentes.
Na Secretaria de Mobilidade (SEMOB), Ângelo Pádua e Fabrício Robson tiveram acesso a informações sobre os sistemas de controle e gestão do trânsito, transporte público, serviços e planejamento viário, com foco na melhoria da fluidez e segurança para pedestres e condutores, bem como ações de incentivo à segurança da mobilidade.
Além das visitas técnicas, os representantes foram convidados a participar da reunião do programa "São José Unida", realizada no Paço Municipal. O programa é reconhecido nacionalmente como referência na integração de forças de segurança e órgãos municipais, promovendo ações conjuntas para a redução da criminalidade e o aprimoramento da segurança pública. O encontro reuniu representantes das diversas forças de segurança e gestores municipais para discutir estratégias integradas de combate à criminalidade e promoção da segurança pública.
A experiência foi extremamente enriquecedora e produtiva permitindo os servidores de conhecerem de perto as metodologias adotadas, a sinergia entre os órgãos envolvidos e os resultados expressivos alcançados pelo programa. A integração entre a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP demonstram a eficácia de um modelo colaborativo, pautado na tecnologia, inteligência e planejamento estratégico.
A experiência em São José dos Campos permitiu um aprofundamento nas metodologias e estratégias bem-sucedidas implementadas na cidade, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas em Segurança Pública e Mobilidade em suas respectivas áreas de atuação.