Barbacena será palco de um importante encontro para o fortalecimento das políticas culturais na região. No dia 23 de outubro, às 18h30, acontece o Fórum Regional de Políticas de Cultura Viva, na Estação Ponto de Partida, localizada na Rua Amílcar Savassi, 350 – Campo.
O evento contará com as presenças de Ana Brandão, coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) em Minas Gerais, e João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva (SCDC/MinC). Ambos irão abordar as diretrizes, desafios e perspectivas do programa Cultura Viva, que busca fortalecer a atuação dos Pontos e Pontões de Cultura e ampliar o acesso democrático às políticas públicas do setor.
O Fórum será uma oportunidade de diálogo entre gestores, agentes culturais, coletivos, artistas e representantes da sociedade civil, promovendo a troca de experiências e o alinhamento das ações voltadas à valorização da cultura local e regional.
João Pontes
Sociólogo (UFRGS), pesquisador e gestor cultural. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Política Nacional de Cultura Viva, na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Foi Diretor de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte (onde implementou a Cultura Viva) entre 2017 e 2022; Coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura no Ministério da Cultura 2015-2016; coordenador do projeto Escola Animada - Polo Audiovisual da Zona da Mata de MG 2016-2017; Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural na Secretaria de Cultura do RS (onde também implementou a Cultura Viva) 2011-2014, realizou consultoria para elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), outras consultorias, além de outras experiências, pela sociedade civil, nos campos da gestão cultural, audiovisual, educação e direitos humanos. Recebeu o Prêmio Direitos Humanos no RS pela UNESCO, tem um livro e um conjunto de artigos publicados.
Ana Brandão
Mestra em Educação, Cultura e Movimento Social (FAE-UFMG) e comunicadora social (FAFICH_UFMG), a profissional atua desde 1998 com gestão e produção artística e cultural, impulsionando projetos de arte, cultura e educação. Sua experiência abrange a participação como educadora e gestora de diversos programas públicos de educação artística e audiovisual, como o Arena da Cultura (atual E.L.A da SMC.BH) e a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia da Oi, o programa Arte e Cultura e Programa Para Jovens da Secretaria Municipal de Cultura.
É realizadora de projetos audiovisuais (curtas, programas de TV, produções para o Youtube) e foi diretora de produção e programação da Rede Minas, onde participou da criação de projetos para TV Digital, o "Mulhere-se"e" Sou 60".
Com atuação em políticas públicas de arte, cultura e comunicação, trabalhou como consultora para instituições como UNESCO, MPMG, SMC-PBH.
Pesquisa a produção audiovisual popular e experiências de TVs e rádios públicas e comunitárias desde 1998. Atualmente, coordena o Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
Os interessados deverão confirmar presença WhatsApp (32) 99871-8092.