A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço
do primeiro trimestre de 2023 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral
e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei
Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e
transparência.As manifestações foram classificadas da seguinte forma:RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com
um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se
aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou
serviço, e não teve resposta.DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de
ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de
um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do
órgão em uma situação específica.ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o
atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria
dos serviços públicos.Nos meses entre janeiro a março, foram registradas 353
manifestações. A maior parte das demandas foram as reclamações, 171
registradas, o que representa um pouco mais da metade das notificações
registradas (48,44%). Em seguida foram as solicitações, um total de 160
registrados (45,33%). Houve ainda 9 registros de elogios (2,55%), 12 denúncias
(3,40%) e uma sugestões (0,28%).
Confira o relatório completo.