Como foi amplamente divulgado, o abastecimento na cidade foi interrompido em decorrência do acidente envolveu um caminhão que transportava óleo diesel, causando derramamento de combustível na pista e vindo atingir o afluente do rio das Mortes. Em virtude da extensão dos danos, a Defesa Civil emitiu boletim colocando a cidade em situação de Emergência.
Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Barbacena emitiu decreto declarando a Situação de Emergência, ficando autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como realização de campanhas, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a direção e coordenação do Gabinete de Crise, instaurado para atuar na demanda.
O Gabinete da Crise tem por objetivo o enfrentamento e solução de situações decorrentes de calamidades e desastres ambientais, sendo composto pelo Prefeito Municipal, Defesa Civil, Serviço de Água e Saneamento, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Gabinete, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Advocacia Geral do Município, Consultoria Geral do Município, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Comunicação.
As equipes seguem trabalhando diuturnamente, monitorando e analisando o local, porém, até o momento ainda não foi possível apurar o quantitativo de óleo que foi derramado no curso de água.
Dessa forma, as bombas de captação de água e o abastecimento permanecem temporariamente paralisados sem previsão de retorno devido a gravidade da situação.
Solicitamos encarecidamente a população que façam uso racional da água até que a situação seja normalizada.