Igreja Nossa Senhora do Rosário
Patrimônio
Ponto Turístico
Sobre o local
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi erguida em 1774 pelos escravos, representando um marco histórico de sua comunidade. Possui uma arquitetura distintiva, caracterizada por uma torre frontal e duas sacadas. Originalmente concebida em 1856, a torre frontal foi finalmente construída em 1894, modificando o projeto original da capela. Destaca-se ainda uma imponente cruz esculpida em uma única pedra, que antes ornamentava a fachada principal da igreja e agora se localiza ao lado direito da Capela.

Filial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a igreja desempenhou um papel significativo na vida religiosa e social de Barbacena, sendo um símbolo de devoção da comunidade negra. Apesar das mudanças em sua arquitetura, predominam os traços do Colonial Mineiro, destacando-se em meio à paisagem urbana da cidade.

Este local também preservou um importante vestígio histórico: o braço direito de Tiradentes foi exposto aqui, sendo lembrado por um busto do mártir da Inconfidência, erguido próximo às grades da igreja.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário está estrategicamente localizada no coração da cidade, no passado conhecida como "Largo do Rosário" e posteriormente renomeada como "Praça da Inconfidência", agora denominada praça Dom Silvério, embora popularmente seja referida como "Praça do Rosário".

Na Praça do Rosário, encontra-se o Monumento aos Expedicionários, uma emocionante homenagem aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial. Este monumento, esculpido em granito rosa, apresenta uma imponente figura de bronze representando um soldado de infantaria em seu topo. Ao seu redor, estão dispostos símbolos que evocam a Força Armada Brasileira, destacando a sua importância e imponência.

Horário das Missas

Segunda à Sexta: 17h
Sábado: 19h
Domingo: 15h
Local: R. Olinto Magalhães, 2-78 - Centro, Barbacena - MG, 36200-048
Vídeo Vinculado
24/06/2024
Conheça a Igreja Nossa Senhora do Rosário
A igreja do Rosário é uma das mais antigas de nossa cidade. Ela carrega um pedaço muito importante da história de Barbacena.