Matriz Nossa Senhora da Piedade
Patrimônio
Ponto Turístico
Sobre o local
A história da Igreja de Nossa Senhora da Piedade se entrelaça com a própria fundação da cidade de Barbacena, datando de 1748, quando foi oficialmente estabelecida. Antes disso, desde 1725, a antiga capela serviu como matriz provisória até 1730, quando a sede foi transferida para a Capela de Nossa Senhora do Pilar na Fazenda do Registro Velho.

Localizada na Rua Vigário Brito, n°26, no Centro da cidade, a igreja foi construída em cal e pedra, com um projeto arquitetônico assinado por José Fernandes Pinto Alpoim, que combina traços do barroco e do rococó. A fachada, praticamente original, exibe ricos detalhes em pedra, especialmente nas guarnições das janelas e na portada, onde se encontra a imagem da Pietà de Michelangelo.

Dividida em três tramos, a igreja possui torres laterais de seção quadrada coroadas por cúpulas poligonais. O tramo central abriga a portada ornamentada por volutas. Apesar de sua localização elevada, o surgimento de prédios ao redor obscurece sua vista, embora o adro a posicione acima do nível da rua, destacando-a na paisagem urbana.

A igreja é dedicada à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Barbacena e de Minas Gerais, celebrada em 15 de setembro com um feriado municipal. Um icônico relógio na torre direita, um presente do imperador Dom Pedro II em sua terceira visita a Barbacena em 1885, é um marco histórico adicional. A igreja foi elevada à paróquia em 1726 e concluída em 1764, sendo tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico e religioso da cidade. Desde então, a Matriz de Nossa Senhora da Piedade tem sido um ponto de referência não apenas para os fiéis, mas também para os visitantes que buscam conhecer a rica história que permeiam as ruas de Barbacena.

Horário das Missas

Segunda-feira: 07h – 19h