21 SET 2023
LICITAÇÕES
Estudantes de direito realizam visita técnica ao setor de licitação da Prefeitura
Estudantes do curso de direito, da Faculdade Aprendiz, realizaram na manhã de ontem (20/09) uma visita técnica ao setor de licitação da Prefeitura. Os alunos cursam o 6º período da graduação e foram recebidos pela equipe responsável pelos processos licitatórios do município.

Durante a conversa, os graduandos puderam tirar algumas dúvidas e receberam a explicação de como é o funcionamento e a importância da licitação dentro da administração pública.
O setor de licitação fica localizado na rua Baronesa Maria Rosa s/n, no bairro Boa Morte (antiga FIAT) e pertence a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) da Prefeitura.

Licitação

A licitação é um processo fundamental dentro da administração pública, desempenhando um papel crucial na garantia da transparência, eficiência e equidade na contratação de bens e serviços pelo governo. Ela se configura como um mecanismo de seleção de fornecedores, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável e em conformidade com os princípios da legalidade e da impessoalidade.

Um dos principais benefícios da licitação é a promoção da concorrência. Através da competição entre empresas interessadas em prestar serviços ou fornecer produtos ao setor público, a prefeitura pode obter as melhores condições de preço e qualidade, garantindo o melhor custo-benefício para a sociedade. Além disso, a licitação ajuda a prevenir o favorecimento de empresas específicas, combatendo práticas ilegais.