26 SET 2023
INAUGURAÇÕES
SAS inaugura captação de água na comunidade do Jacó
Depois de aproximadamente 40 anos, a comunidade do Jacó, localizada próximo a BR-265 em Barbacena, passa a ter água potável e tratada. A Prefeitura, através do SAS, inaugurou, nesta segunda-feira, a captação de água que atenderá a população daquela área.

Antes da intervenção do poder público, a captação era realizada nos córregos de forma individual, sem o tratamento adequado. A partir de agora, a comunidade terá acesso a um direito que é básico, a disponibilização de água tratada dentro dos padrões de potabilidade, em conformidade com o Ministério da Saúde.
A água, que antes era imprópria para o consumo diário, passa agora por um processo de filtração e cloração, prevenindo assim doenças de veiculação hídrica e, principalmente, promovendo melhor qualidade de vida aos moradores.

Cristiane Ribeiro é moradora da comunidade e conta as dificuldades: “A gente colocava bombas dentro deste córrego e captava água para as nossas caixas”, relatou Cristiane.
Em seu discurso, o prefeito de Barbacena Carlos Du, afirmou se lembrar de quando a reinvindicação chegou até ele, com um pote de água imprópria para uso.  “É o básico do básico, mas, infelizmente, eles não tinham. A gente conseguiu implementar aqui o poço, colocar o filtro, reservatório e levar água de qualidade para todos os moradores da comunidade. É mais do que saneamento, é saúde e dignidade”, destacou o Prefeito Carlos Du.

O Diretor Geral do SAS, Daniel Salgarello, falou sobre esse importante investimento de, aproximadamente, 220 mil reais: “É com grande satisfação que participamos da entrega desta obra tão esperada pela comunidade do Jacó, que agora dispõe de melhor qualidade de vida. Essa é uma obra que representa o resultado de muito empenho das equipes do SAS e da parceria entre o município e a autarquia, que se unem para promover a infraestrutura e o bem-estar dos nossos cidadãos."