A Festa das Rosas 2023 foi especial em todos os sentidos. O evento que marca a cultura e identidade de Barbacena foi mais uma vez histórica. Milhares de pessoas estiveram no Parque de Exposições para prestigiar o evento.
O evento em sua 51ª edição contou com diversas atrações como Concurso da Rainha das Rosas e Flores, exposições, provas em cavalos e atrações musicais de destaque no cenário nacional, como, o cantor Mauro Henrique, o grupo Colo de Deus, Os Barões da Pisadinha, o grupo pop Melim, DJ KVSH e o ícone do samba e pagode Mumuzinho.
Realizado pela Prefeitura de Barbacena e Sindicato Rural de Barbacena, o evento foi planejado para toda a família. Os espaços do Parque de Exposições foram ocupados por diversos atrativos. Os galpões receberam stands ornamentados, Mostra de Paisagismo, Mercado de Rosas, Flores e Frutas, Espaço Agroindustrial, Feira de Artesanato, Exposição de Carros Antigos e Exposição de Orquídeas. Além disso, diversas barracas e food trucks com variadas opções gastronômicas e de bebidas.
Mais uma vez a abertura foi no feriado do último dia 12/10, Dias das Crianças, com uma programação variada durante todo o dia. Apresentações dos espetáculos Mágico de OZ e A Bela e a Fera encantaram os pequenos, além da distribuição de brinquedos e guloseimas. E ainda, infláveis e camas elásticas ficaram à disposição durante o evento. Momentos de reflexão e adoração foram proporcionados com missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e os shows do cantor Mauro Henrique e do grupo Colo de Deus.
Já na sexta-feira foi a vez do grupo Os Barões da Pisadinha que fez uma apresentação animada, com os maiores hits do momento. Felipe Barão e Rodrigo Barão esbanjaram simpatia, receberam fãs no camarim e mostraram a força do piseiro e como o estilo musical é querido na região. Além disso, no período da tarde houve apresentação de trap do NR Festival.
Já no sábado, o grupo Melim trouxe muitos sucessos da sua carreira, como, Meu Abrigo, Ouvi Dizer, Dois Corações, Peça Felicidade e outros hits da carreira. Ainda no mesmo dia, KVSH, uma das maiores revelações internacionais da música eletrônica, também alegrou a festa com o seu set animado e um verdadeiro espetáculo de efeitos e luzes.
Para encerrar com chave de ouro, o cantor Mumuzinho chegou com toda a sua animação para a população da cidade, cantando grandes hits, como, Daqui Pra Sempre, Eu Mereço Ser Feliz, Trajetória e outras canções marcantes. O artista foi o responsável por encerrar a programação da 51ª Festa das Rosas e Flores, que já deixa saudade e aumenta a expectativa a para a edição do próximo ano.
Para o prefeito Carlos Du, foi uma enorme satisfação realizar esse tradicional evento em Barbacena. "Quero agradecer a todos os produtores e artesãos que acreditaram nessa festa maravilhosa e que é nossa. Quando a gente voltou com ela, falávamos que o grande desafio era trazer novamente o que estávamos perdendo e graças ao trabalho do Sindicato Rural de Barbacena, da prefeitura e dos produtores, artesãos, decoradores e demais pessoas que acreditam na nossa cidade, estamos resgatando essa magia. Já temos até agências de turismo nos procurando para vir na edição do ano que vem e, isso é muito bom. O mundo precisa ver o que está sendo feito aqui”, comentou.
Para Alexandre Braga, Diretor de Cultura, Desporto e Turismo, da Prefeitura de Barbacena, ver que a população da cidade abraçou a festa foi gratificante. “Foi com muito orgulho que todos nós fizemos esse evento para a população da cidade. Ver através do olhar de todos que estavam ali, a alegria e a satisfação, não teve preço, pois essa festa é tradicional e nada mais justo que trazer muitas atividades para a família e também shows para a diversão de todos. O sentimento é de gratidão a toda a equipe envolvida na organização do evento, pois todos se dedicaram com carinho e muito amor para que tudo fosse realizado com sucesso”, disse.
A Festa das Rosas e Flores premiou os melhores stands ornamentados. O primeiro lugar ficou com Wesley do Nascimento, com o tema folclórico. O segundo é de Terezinha da Rosa Cruz Viol, com o tema festa julina. Já o terceiro, de Caio Bertola e Luiza Bertola apresentou o tema de Natal.
Concurso Rainha das Rosas e Flores
O Concurso Rainha das Rosas e Flores de Barbacena reuniu as torcidas das 15 candidatas no último sábado (14/10). O gramado do Parque de Exposições foi tomado por familiares e amigos das candidatas ao título mais tradicional da região. As meninas desfilaram, fizeram seus discursos e foram avaliadas pelos jurados, que levaram em consideração os critérios de postura, elegância, desenvoltura na passarela, beleza, simpatia, comunicação e conhecimento.
Após uma tarde animada, finalmente Barbacena conheceu a mais nova Rainha das Rosas e Floras. A adolescente Helena Mota, de 17 anos, foi a eleita. "Sempre tive o sonho de participar desse momento, tanto que esse desejo começou há 10 anos, quando fui eleita Broto das Rosas. Depois disso, tive como meta participar desse concurso e dediquei cada pedacinho do meu tempo” disse a nova rainha logo após ser coroada.
Nesta edição, as candidatas deveriam criar, apresentar e apoiar um projeto ou ação social. A nova rainha participou do projeto "Absorvendo Dignidade", que tem como objetivo minimizar a carência menstrual. "É sobre o que não pode ser maquiado, o que não pode ser escondido, o que há dentro de nós. É saber impactar a todos em prol do bem social", disse.
Para o prefeito de Barbacena, o concurso da Rainha das Rosas e Flores é um patrimônio da região. "Que todos vocês continuem apoiando as moças nessa jornada de dedicação e sonhos. Agradeço a todos os jurados por fazerem uma festa tão bonita para elas e para a família barbacenense. Temos um grande desafio para o ano que vem, que é fazer uma festa ainda maior do que essa do ano de 2023. Mas, tenho certeza de que conseguiremos realizar tudo isso com muita dedicação e claro, empenho de todos os envolvidos. Guardem na memória, em 2024 traremos, também, uma festa imperdível, mas, mais marcante ainda em Barbacena", completou Carlos Du.