23 NOV 2023
SAÚDE
Através de parceria com a Prefeitura, foi implantado novo projeto de extensão na FAME
A Prefeitura Municipal de Barbacena através de sua Coordenação de Saúde Mental da realizou parceria com a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) para promover um curso introdutório em cuidados com a Saúde Mental por meio do projeto de extensão, intitulado “Ressignificando a Liberdade”, orientado pela professora Fernanda Brandão.
Todo o curso foi cuidadosamente planejado em colaboração com a Coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico, Thais Barbosa, que ofertou também uma aula sobre o tema aos alunos.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos - SRT, são moradias ou casas inseridas, preferencialmente, na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuem suporte social e laços familiares e, que viabilizem sua inserção social.

Hoje a cidade de Barbacena possui 23 Residências Terapêuticas, que estão alocadas em vários bairros da cidade, com um total de 170 moradores, que vivem em liberdade e possuem todo o suporte psicossocial.

No total, serão realizadas quatro oficinas ao longo dos meses de setembro a dezembro, beneficiando a capacitação de 200 profissionais, sendo esses, cuidadores que trabalham nas Residências Terapêuticas de Barbacena.

Os alunos da FAME estão conduzindo oficinas teórico-práticas que visam capacitar os colaboradores, tendo como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Os alunos extensionistas se envolveram em encontros para conhecer os moradores, os profissionais que atuam como Técnicos de Referência nas casas e estudaram a história do movimento antimanicomial, compreendendo como surgiram os Serviços Residências Terapêuticos.

Barbacena é reconhecida como referência, sendo um polo de excelência em serviços de Residências Terapêuticas, não apenas em todo o país, mas também internacionalmente.