Dezembro é o mês de sensibilização e combate ao HIV, o chamado “Dezembro Vermelho”. A mobilização acontece nacionalmente, instituída pela Lei nº 13.504/2017, com foco na assistência, proteção e promoção dos direitos de quem vive com HIV.
Em Barbacena, no Dezembro Vermelho, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) reforça o alerta à população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, combate ao preconceito e medo enfrentado por pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHIV). Além disso também são feitos esclarecimentos quanto ao tratamento precoce, para promover a saúde e interromper a transmissão do vírus. Além disso, há o incentivo para a realização de testagem para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatites B e C.
Do dia 01 ao dia 07/12 o CTA/SAE funciona em horário estendido até as 20h, com a oferta de testes rápidos, exceto sábado e domingo.
Do dia 11 ao dia 15/12 as ações serão internas e voltadas para a população TRANS com oferta de orientações sobre prevenção de IST’s, autoteste e encaminhamento para o ambulatório TRANS no Hospital Eduardo de Menezes/BH.
Já no dia 16/12 será realizada ação extramuros com oferta de autoteste para população chaves - com o CTA itinerante.
Especialmente, nesta sexta-feira de 14h às 17h, na fonte luminosa, em frente à igreja da Piedade a Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância e Ações de Saúde, realiza uma ação de sensibilização de combate ao HIV. Há aula laboral, disponibilização de teste rápidos, promoção a saúde do trabalhador e atualização de cartão de vacina.