04 DEZ 2023
CTA realizará testes gratuitos de combate ao HIV
A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretária Municipal de Saúde reforça às ações no mês de Dezembro para a sensibilização e combate ao HIV. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) funcionará a partir de hoje (04/12) em horário estendido até às 20h com a oferta de testes rápidos até o dia 07/12.
A proposta visa ampliar o acesso a testagem, medidas de prevenção, atuar no diagnóstico e tratamento precoce a toda população. É recomendado, que toda a população, sexualmente ativa, realize minimamente, uma vez ao ano a avaliação quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.