28 DEZ 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM realiza trabalho para evitar fogos de estampido nas comemorações de ano novo
Com intuito de fazer um trabalho preventivo, a Guarda Civil Municipal (GCM) visitou várias casas de festas conscientizando estes proprietários a não realizarem queima e a soltura de fogos de artifício de estampido ou de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso nas festividades de fim de ano, uma vez que tal prática é proibida pela Lei Municipal N° 5.138/2022.
Dessa forma, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a medida preventiva nas seguintes casas de show: Quintal BQ, Observatorium, Spazio Franato's e M Pub/Mirante. Já na zona rural, foi realizada uma parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), tendo em vista que são elo importante com as comunidades, sendo elas: UBS Pinheiro Grosso, UBS Ponte do Cosme, UBS Senhora das Dores e UBS de Torres.
Os fogos de estampido são conhecidos por produzirem ruídos altos, que podem causar traumas e danos auditivos em pessoas, especialmente nas mais sensíveis, como crianças, idosos, pessoas com autismo e doentes. Além disso, os animais também sofrem com o barulho, gerando estresse, alternância de comportamento e até mesmo fugas que podem resultar em acidentes. Vale ressaltar que a legislação prevê multas tanto para pessoa física, quanto pessoa jurídica que aderirem a prática.
Os fogos de vista, assim considerados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, são excluídos da vedação de que trata a Lei.