13 MAR 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Reunião com o Corpo de Bombeiros discute situações de emergências em Barbacena
Nesta quarta-feira (13/03), aconteceu a primeira reunião da Rede Integrada de Emergência e Plano de Auxílio Mútuo de Barbacena e Região RINEM/PAM-BQ em 2024 no Quartel da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar (2ª Cia Ind BM), em Barbacena. O evento se destacou como um marco na colaboração interinstitucional para a gestão eficiente de riscos de desastres na região e contou com a participação de representantes de 18 agências, totalizando 30 participantes.

A reunião teve início com a abertura pelo Major Ronaldo, Comandante da 2ª Cia Ind BM em Barbacena, que enfatizou a importância da união de esforços para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade. Em seguida, o Segundo Tenente Leonardo, Chefe da GRD da 2ª Cia Ind, apresentou o estatuto do RINEM/PAM-BQ, delineando os princípios, objetivos e funcionamento desta iniciativa crucial.

O estatuto, baseado nos princípios de cooperação voluntária e sem fins lucrativos, estabelece os objetivos claros da RINEM/PAM-BQ, incluindo a proteção à vida e ao patrimônio em eventos adversos, a promoção da integração entre agências, e a preparação contínua dos membros para o gerenciamento de desastres. Além disso, define as responsabilidades dos participantes, os procedimentos de adesão e exclusão, e as diretrizes para o funcionamento do Comitê e a gestão de recursos.

Durante a reunião, foram discutidos e definidos o cronograma anual de reuniões e visitas técnicas para o ano de 2024, visando a organização e a participação efetiva de todos os membros. Também foram divulgados os links de cadastro de recursos humanos e logísticos, demonstrando o compromisso coletivo com a atualização e manutenção dos recursos disponíveis para o atendimento às emergências.

O RINEM/PAM-BQ é uma iniciativa voluntária que visa promover a gestão eficiente de riscos de desastres, integrando órgãos públicos e privados para uma atuação coordenada e eficaz em situações de emergência.

Local: Barbacena, MG, Brasil