26 MAR 2024
DEFESA CIVIL
Defesa Civil registra pontos de alagamentos e movimento de massa após chuvas desta segunda-feira
A Defesa Civil de Barbacena registrou vários pontos de alagamentos e movimento de massa após as chuvas que caíram na tarde desta segunda-feira, em Barbacena. De acordo com o Cemadem foram 78 mm nas últimas horas somente na região do bairro Santo Antônio. Até às 19h00 desta segunda-feira foi registrado um movimento de massa, na rua Demétrio Ribeiro, onde as equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviço de Água e Saneamento já se encontram no local.
A Prefeitura Municipal de Barbacena vem realizando um trabalho preventivo para minimizar os impactos da chuva, como limpeza regular e desobstrução em bueiros, canais de drenagem, córregos e rios para garantir que a água da chuva seja escoada adequadamente. Além disso, a Prefeitura tem realizado a construção e manutenção de sistemas de drenagem urbana para controlar o fluxo de água durante tempestades. Várias intervenções estão previstas em locais críticos, e serão realizadas logo após o término do período chuvoso.
A Defesa Civil realiza o monitoramento em tempo real das condições meteorológicas e do nível dos cursos d’água, emissão de alertas a população, realização de vistorias técnicas e confecção de relatórios indicando medidas preventivas, mitigatórias e/ou reconstrutivas.
A previsão para as próximas horas e também para amanhã, dia 26 de março de 2024 de acordo com o INMET é de 90% de probabilidade de chuva.