26 MAR 2024
DEFESA CIVIL
Defesa civil divulga boletim
Na tarde e noite de ontem, 25/03, e também na madrugada de hoje, 26/03, Barbacena foi atingida por um grande volume de chuva que provocou pontos de alagamentos no Valentim Prenassi, Nova Suíça, São Sebastião, Santa Tereza, Rua Bahia, Santa Maria, João Paulo II, Jardim, Centro, Vilela, Pontilhão, Passarinhos, Região do Ibiapaba, Caiçaras, Caminho Novo e 04 pontos com movimento de massa. As áreas atingidas foram vistoriadas pela Defesa Civil de Barbacena e Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP), e seguem sendo monitoradas.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã de hoje, choveu em aproximadamente duas horas uma quantidade maior do que a prevista para 24hs. Aproximadamente três mil pessoas foram afetadas, em algum nível, por alagamento em decorrência da chuva.

As equipes da Defesa Civil, SEMOP e Serviço de Água e Saneamento (SAS) imediatamente foram acionadas e desde então em limpezas de bocas de lobo, bueiros e vias públicas para mitigar os efeitos das inundações.

A Prefeitura vem realizando um trabalho preventivo para minimizar os impactos da chuva, como limpeza regular em canais de drenagem, córregos e rios para garantir que a água da chuva seja escoada adequadamente. Tem realizado também a construção e manutenção de sistemas de drenagem urbana para controlar o fluxo de água durante tempestades. Além disso, várias intervenções estão previstas para serem realizadas em locais críticos, logo após o término do período chuvoso.

Acionar a Defesa Civil é de extrema importância em situações de emergência, desastres naturais e eventos adversos que possam colocar em risco a vida, a saúde e o patrimônio das pessoas. Em caso de necessidade entre em contato com a Defesa Civil: 199, 323198-1099 ou pelo WhatsApp: 32 99927-8681.

Clique aqui e confira o Boletim da Defesa Civil na íntegra.