06 JUN 2024
Prefeitura inicia Programa Miguilim
A prefeitura de Barbacena através de uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e Educação, iniciou a implementação da política de saúde ocular, o Programa Miguilim, para os educandos da rede pública.

A primeira fase dos trabalhos constitui-se na avaliação visual de todas as crianças em idade escolar da rede pública municipal, através do exame: teste de acuidade visual. Para tanto, as equipes de atenção primária do Município e os acadêmicos de Medicina da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), iniciaram visitas às escolas da Rede Pública Municipal para realização do procedimento com foco na triagem e seleção das crianças com algum grau de deficiência visual.

Posteriormente, estas crianças selecionadas, serão encaminhadas para o serviço de referência em oftalmologia do Município, no Centro Especializado em Reabilitação – CER (na APAE de Barbacena), para consulta com o profissional oftalmologista, que realizará avaliação de forma individualizada das crianças e, quando for indicado, prescreverá o grau para confecção dos óculos.

Toda a assistência será oferecida de forma 100% gratuita através da nossa rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o fornecimento dos óculos para as crianças. Os óculos serão adquiridos pela APAE, através de uma parceria com a Prefeitura, e destinado às crianças de acordo com a necessidade.

O Programa Miguilim representa um investimento fundamental no futuro de Barbacena. Ao garantir a saúde ocular das crianças, estamos investindo em seu aprendizado, em sua saúde, autoestima e em sua capacidade de alcançar o seu pleno potencial. A visão é um direito fundamental e que todos os alunos merecem ter a oportunidade de enxergar o mundo com clareza e plenitude.