18 JUN 2024
Ministério da Saúde recomenda intensificação da vacinação contra a coqueluche
A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da SESAP, informa que devido a um alerta publicado pelo Ministério da Saúde sobre surtos de coqueluche em países da Ásia e Europa neste ano e outro alerta de agosto de 2023 sobre surto da doença na Bolívia, a Nota Técnica Nº 70/2024 recomenda a ampliação em caráter excepcional e a intensificação da vacina contra a coqueluche.

A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda do aparelho respiratório, sendo o grupo mais vulnerável ao adoecimento, agravamento e óbito crianças menores 01 ano, principalmente os menores de 06 meses que ainda não completaram o esquema vacinal primário.

Na rotina de vacinação da criança a vacina contra coqueluche está disponível na vacina Penta ou Hexavalente aos 02, 04 e 06 meses e dois reforços com a vacina DTP aos 15 meses e 04 anos.

A partir de 07 anos a vacina contra coqueluche está disponível na vacina DTPa somente para Gestantes ou Puérperas a partir de 20 semanas gestacionais e Trabalhadores da Saúde.

Em caráter excepcional o PNI amplia a indicação da vacina dTpa em adultos para:

a)    Trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de saúde públicos e privados com o atendimento em:
a.    Ginecologia e Obstetrícia
b.    Parto e Pós-parto imediato, incluindo as Casas de Parto;
c.    Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal convencional, UCI Canguru etc.
d.    Berçários (baixo, médio e alto risco);
e.    Pediatria
b)    Profissionais que atuam como Doula, acompanhando a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto;
c)    Trabalhadores que atuam em berçários e creches, com atendimento de crianças até 04 anos de idade

A aplicação da vacina deverá considerar o histórico vacinal de diferia e tétano, obedecendo o intervalo mínimo de 60 dias após a última Difteria e Tétano (dt) ou 10 anos após a última dTpa.

Para se vacinar é necessário apresentar documento CPF ou CNS, cartão de vacina e comprovação de pertencer aos grupos contemplados na ampliação. Até a presente data não se sabe por quanto tempo durará essa ampliação. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de 07h00 as 17h00 e na Central de Vacinas de 07h30 as 16h00.