01 JUL 2024
Município de Barbacena economiza mais de R$ 218 mil em energia elétrica após mudança de iluminação pública para LED
Uma economia histórica, a Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) realizou nos últimos meses um amplo trabalho de modernização na iluminação pública, que substituiu as antigas lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas em LED. Os efeitos desta medida já podem serem vistos na prática, em abril deste ano o custo com energia elétrica foi de R$ 423.705,27 e no mês seguinte, em maio, esse custo foi de R$205.449,69. Desta maneira a economia para os cofres públicos, em apenas um mês foi de R$218.255,58.

Com tal economia, sobra mais recursos para investimentos do município em iluminação pública, o que é extremamente benéfico para toda a população.

A modernização da iluminação pública traz outros diversos benefícios, dentre eles mais segurança para a população, uma vez que as lâmpadas em LED possibilitam maior visibilidade nas ruas da cidade. A modernização traz também a telegestão, que permite que as lâmpadas sejam monitoradas à distância, possibilitando que qualquer falha seja identificada e sanada rapidamente.

Essa é uma ação que faz parte do programa Barbacena Inteligente que inclui ainda outras frentes em andamento, como a rede de fibra óptica e o videomonitoramento, dentre outros.