07 OUT 2024
Barbacena recebe grupo do Pará para conhecer residências terapêuticas
Barbacena recebeu na última semana, a visita de um grupo de profissionais do Pará para conhecer a política de residências terapêuticas aplicadas na cidade. O estado tem retirado pessoas do Manicômio Judiciário, seguindo a recomendação da resolução do Conselho Nacional de Justiça.

O grupo ficou quatro dias no município, vivendo uma imersão no funcionamento da rede de atendimento. No primeiro dia foram recebidos pela equipe de saúde mental de Barbacena, que explicaram como se articulava as ações realizadas pela cidade, que é uma das referências do Brasil. Durante dois dias, as profissionais da capital Belém, foram nas residências conhecerem pessoalmente os moradores e o formato do trabalho realizado. Ficaram extremamente tocadas com o cuidado em liberdade, bem como com a reabilitação psicossocial de cada morador.

Além disso também conheceram o Centro de Convivência e Cultura no bairro Dom Bosco. No último dia foi feito um fechamento com discussões e feedbacks.

Local: Barbacena - MG