14 OUT 2024
52ª Festa das Rosas e Flores encanta pela beleza e movimento turístico
Aconteceu entre os dias 10 a 13/10 a 52ª edição da Festa das Rosas e Flores de Barbacena. O evento novamente foi um grande sucesso, apresentando novidades ao público, como as alegorias de flores de propulsão humana que desfilaram no domingo (13), relembrando uma velha tradição da festa.

Na parte artística, o evento foi aberto com o show do cantor Padre Fábio de Melo, que misturou música com reflexões de fé e também de vida. Na sexta-feira (11), a cantora Claudia Leite, embaixadora do desfile da Rainha das Rosas, se apresentou mesmo debaixo da forte chuva, que garantiu a alegria e diversão do público. Antes do show Claudia Leite recebeu todas as candidatas a Rainha das Rosas no Hotel em que estava hospedada para um momento especial e de bate-papo. Também no Hotel Claudia Leite concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa local “Eu me senti muito honrada a princípio porque eu vi o quão importante a festa é para você, como movimenta a cidade, fui pesquisar as coisas que aconteciam aqui. Geralmente eu convido um artista local para cantar comigo, mas como eu sabia que tinha o concurso eu me permiti conhecer as meninas e não ir tão fundo na parte musical, para me dedicar mais à cultura local. Está sendo uma experiência maravilhosa para mim”, destacou Claudia Leite.

No sábado (12) o Parque esteve lotado para acompanhar o show do Hungria, com os seus grandes sucessos da carreira. Já no domingo (13), a festa foi encerrada com o show do cantor Dilsinho com a apresentação que iniciou no final da tarde.

Estrutura

Mais uma vez o Parque foi decorado de maneira especial para o evento, evolvendo decoradores da cidade que mostraram os seus trabalhos, seja nos stands, com uma ala especial de decoração com tema “cinema infantil”, como o Parque como um todo, com espaços instagramáveis para que os visitantes pudessem fazer fotografias e registrar este momento especial.  Os decoradores concorreram a premiação com seus trabalhos realizado nos stands, ficando o resultado da seguinte forma:

Stands categoria A

Primeiro lugar Wesney, com o tema Alice no Paris das maravilhas
Segundo lugar Terezinha, com o Tema Frozen
Terceiro lugar Leonardo, com o tema Rei Leão

Stands categoria B

Primeiro lugar Sheila, com o tema Sherek
Segundo lugar Flos por Teresa e Rosana, com o tema Mágico de OZ
Terceiro lugar Luz Marina, com o tema A Fantástica Fábrica de Chocolate

Além disso, novamente houve espaço para o artesanato, agroindústria, Fest Car Clássico, mostra de paisagismo e a produção local. Para este ano, uma das novidades foi a integração regional das cidades do campo das vertentes através do espaço Tô na Trilha.

Rainha das Rosas

Um dos momentos mais marcantes da festa foi a escolha da Rainha das Rosas e Flores, uma marca de tradição existente desde 1968. 15 meninas foram escolhidas através de seletivas pelos bairros e distritos. A coroada na noite de sábado com a Rainha das Rosas 2024 foi Kamilly Sarah do Nascimento Dias.
A jovem foi selecionada para participar do concurso na última seletiva e representou a rosa Ambience. Kamilly é moradora do bairro Novo Horizonte. Em seu primeiro discurso, no dia seguinte, falou sobre representatividade, por ser a primeira Rainha das Rosas e Flores negra da história.