Nos dias 04, 05 e 08 de novembro aproximadamente 600 servidores da Secretaria de Saúde Pública (SESAP) participaram de um treinamento de acolhimento humanizado e comunicação não violenta. Dentre os profissionais que participaram da capacitação estão médicos, enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, psicólogos, dentistas, fiscais da vigilância sanitária, recepcionistas, chefias, dentre outros.
O evento contou com palestras sobre Comunicação Não Violenta (CNV), conduzida pela advogada e auditora da saúde, Dra. Mayara Discaciati, que compartilhou a técnica de CNV e provocou reflexões sobre a necessidade de desenvolvermos a forma de comunicar para lidar melhor com conflitos e criar conexões.
Houve ainda a palestra sobre Acolhimento e Atendimento Humanizado conduzidas pela médica Dra. Rafaela Machado Neto, especialista em Estratégia de Saúde da Família, que dividiu com a equipe reflexões sobre como deve ser o acolhimento, que deve ser feito a todo momento e por todos os profissionais, incluindo as especificidades de alguns grupos, como usuários em situação de rua, LGTBQIA+, transgêneros, portadores de deficiência física, etc.
Durante o encontro, houve um importante momento de troca muito construtiva, que uniu um olhar ao profissional da secretaria de saúde, oferecendo ferramentas de qualificação profissional e pessoal, bem como um olhar aos usuários, que serão beneficiados com o constante aperfeiçoamento do serviço de saúde seja nas Unidades Básicas de (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, ou no Administrativo.