A Prefeitura de Barbacena, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, alcançou um importante feito ao obter a pontuação de 19,20 pontos no programa ICMS do Patrimônio Cultural, conforme dados divulgados pelo IEPHA Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Esta marca representa a maior pontuação já obtida pelo município em todos os tempos, em um constante trabalho para valorizar e preservar o patrimônio e cultural local.
Barbacena tem alcançado de maneira sucessível pontuações relevantes e importantes do ICMS Patrimônio Cultural, nos últimos anos, o que demonstra uma constância de crescimento.
Este indicador é uma política pública estadual que incentiva os municípios mineiros a desenvolverem ações de preservação do patrimônio cultural. "Este é um reconhecimento do trabalho contínuo, coeso e dedicado que temos feito. A cultura e o patrimônio de Barbacena são ricos e merecem ser preservados. Esta pontuação reflete o empenho e o compromisso com a preservação de nossa história", destacou o secretário municipal de cultura e turismo, Alexandre Braga.
O Chefe de Patrimônio Cultural, Tarcísio Pereira, destaca como a pontuação vai além dos recursos que são obtidos. “Este resultado é uma validação do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (COMPHA), Fabrício Ferreira, também comemorou o resultado. “A pontuação no programa ICMS do Patrimônio Cultural representa o compromisso com a da memória e história local” ressaltou Fabrício Ferreira.