Na última semana, a Polícia Civil de Barbacena promoveu o encerramento da campanha Setembro Amarelo, iniciativa voltada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. O evento reuniu reflexões importantes sobre saúde mental e reforçou o compromisso coletivo com o cuidado e o bem-estar da população.
Durante a cerimônia, foram premiados os estudantes das escolas públicas e privadas que se destacaram no Concurso de Redação, cujo tema foi: “Como preservar a saúde mental em tempos de cyberbullying, inteligência artificial, sites de apostas e outros meios tecnológicos”.
Os textos finalistas se destacaram pela sensibilidade, profundidade e engajamento com uma pauta relevante para toda a sociedade. Os vencedores da rede municipal foram:
· 6° ano
o Maria Sophia da Costa – Escola Municipal Crispim de Paula Nésio
o Renan Henrique Martins Turqueti – Escola Municipal Monsenhor Lopes
· 7° ano
o Ana Laura de Oliveira Moraes – Escola Municipal Crispim Bias Fortes
· 8° ano
o Lorenna Guedes – Escola Municipal Embaixador Martim Francisco
· 9° ano
o Lucas Maciel Araújo – Escola Municipal Tony Marcos de Andrade (vencedor pelo 3° ano consecutivo)
A Polícia Civil parabenizou todos os participantes e agradeceu às escolas, professores e famílias pelo apoio e incentivo à formação crítica, empática e consciente dos estudantes. A campanha reforça a importância de ações educativas que promovam a saúde mental e o cuidado com a vida em todas as idades.