Com um índice de resolução de 99,90%, a Ouvidoria Geral do Município de Barbacena registrou 1.035 manifestações no terceiro trimestre de 2025, conforme relatório divulgado pela Controladoria Geral do Município. O levantamento, referente ao período de julho a setembro.
Do total de 1.035 manifestações recebidas, 1.034 foram resolvidas. A maior parte dos atendimentos, correspondendo a 69,08%, foi para busca de "Informações". Na sequência, aparecem as "Solicitações" de serviços, com 11,21% (116 registros), e as "Reclamações", com 9,95% (103 registros). O relatório também computou 79 denúncias (7,63%), 13 sugestões (1,26%) e 9 elogios (0,87%). Agosto foi o mês com maior volume de contatos, totalizando 393 manifestações.
O canal de atendimento preferido pela população foi o telefone, que concentrou 81,64% dos contatos, somando 845 ligações. O link no portal da prefeitura foi o segundo meio mais utilizado, com 14,30% dos registros (148 atendimentos).
Entre as secretarias municipais, a de Saúde (SESAP) foi a mais demandada, sendo o destino de 19,90% do total de manifestações, o que equivale a 206 contatos. Em seguida, aparecem a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com 2,32% , e a de Serviços Públicos (SESP), com 2,22%.
O relatório também destacou os elogios recebidos por servidores e equipes, incluindo a Guarda Civil Municipal (GCM) , a Equipe CAPS III, a Equipe da Central de Vacina e as equipes das UBSs Santa Efigênia e Vilela.
Como entrar em contato com a Ouvidoria: Os cidadãos podem registrar suas manifestações através do site oficial da prefeitura, pelo aplicativo Fala Barbacena, pelos telefones (32) 3198-1226 e (32) 99871-5519, pelo e-mail ouvidoria@barbacena.mg.gov.br ou presencialmente na Avenida Pereira Teixeira, nº 180, no Centro. O atendimento presencial ocorre das 13h às 17h.









