A cidade de Barbacena dá um passo importante rumo ao conceito de Smart City (Cidade Inteligente). A Prefeitura implementou um novo sistema de telegestão que modernizará a manutenção da iluminação pública. A principal novidade é o fim da burocracia para o cidadão: o sistema identifica automaticamente quando uma lâmpada queima, sem a necessidade de o morador ligar para solicitar o reparo.
O projeto, batizado de "Barbacena Inteligente", utiliza tecnologia de ponta para monitorar a rede elétrica em tempo real. Com a implantação a população não precisa mais se preocupar com as lâmpadas queimadas porque através do sistema de telegestão a empresa prestadora de serviço automaticamente é informada e faz a troca proporcionando conforto e agilidade no atendimento.
A implementação e gestão tecnológica estão a cargo da empresa Concip. O responsável técnico da empresa, Vander, explica que o sistema operacional utilizado é o Nox Manager. Através de um painel de controle, é possível visualizar um mapa da cidade repleto de pontos verdes, onde cada ponto representa uma luminária pública em funcionamento.
"Essa telegestão manda informação para o sistema em tempo real de todos os parâmetros elétricos. Com isso, conseguimos minimizar o tempo de atendimento. Vamos supor que uma luminária fique uma noite apagada; no dia seguinte, a equipe já é deslocada para o local para fazer a manutenção corretiva", detalha Vander.
O sistema elimina a dependência de rondas noturnas ou de denúncias de moradores para identificar falhas, garantindo que as ruas permaneçam iluminadas e seguras.