O lançamento dos programas "Barbacena Conectada" e "Guardião Digital" integra o projeto Barbacena Inteligente, que coloca o município no mapa das Smart Cities brasileiras.
A Prefeitura de Barbacena realizou, no último sábado (13/12), o lançamento oficial de um pacote de inovações tecnológicas voltadas para a segurança pública e a inclusão digital no município. Durante as festividades do "Sonho de Natal", na Praça dos Andradas, foram apresentados os programas Barbacena Conectada e Guardião Digital, que compõem a iniciativa maior denominada "Barbacena Inteligente".
O evento marcou um avanço na infraestrutura tecnológica da cidade, com modernização e a oferta de serviços mais eficientes à população, tanto na zona urbana quanto nos distritos.
Internet
Segundo o prefeito Carlos Du, um dos pilares do projeto é a criação de uma robusta rede de fibra óptica própria do município. "Todos os prédios públicos recebem internet de altíssima qualidade e alta velocidade. Os distritos também recebem essa mesma tecnologia", afirmou o chefe do Executivo.
Ao todo, 39 praças da cidade passarão a contar com o sinal gratuito, a partir de um rápido cadastro que é feito ao conectar. As praças contempladas são:
Praça dos Andradas, Praça Dom Silvério, Praça Conde de Prados, Praça Santos Dumont, Pista de Caminhada (Av. Sanitária), Praça da Rua Bahia, Praça São Sebastião, Pontilhão, Praça Soares Ferreira, Colonia Rodrigo Silva, Praça Correia de Almeida, Senhora das Dores, Pinheiro Grosso, Parque de Exposição, Ponte do Cosme, Faria, Governador Bias Fortes (Apec), Governador Bias Fortes (Rodoviária), Praça Santo Antônio, Ponto 21 - Praça Aristides M Cabral, Igreja do Divino (Praça do Divino), Praça Nossa Senhora da Penha, Praça da Estação, Praça Dom Bosco, Monte Mario, Funcionários, Santa Cecília, Feira Livre Sábado, Feira livre domingo, Praça Presidente Antônio Carlos, Campo do Barcelona, Praça João Paulo, Praça Santa Luzia, Praça Presidente Dutra, Praça Doutor Joveano, Nossa Senhora Aparecida, Ponto Chique do Martelo, Parque exposição.
Vídeo Monitoramento
Outro destaque da inauguração foi o programa Guardião Digital, focado na segurança pública através do videomonitoramento. O Secretário de Segurança Pública, Ângelo Pádua, classificou a iniciativa como um "marco histórico".
"São mais de 100 câmeras instaladas no município, sendo controladas em um Centro de Controle Operacional. As imagens geradas são trabalhadas pelas forças de segurança para melhorar a qualidade de vida do cidadão e dos turistas", explicou Pádua. O sistema visa auxiliar tanto na prevenção quanto na solução de crimes, integrando a tecnologia ao trabalho policial.
O Secretário de Planejamento, Rodrigo Carvalho, destacou a magnitude do projeto em nível nacional. Segundo ele, o "Barbacena Inteligente" é um programa de Smart Cities (Cidades Inteligentes) que se posiciona entre os mais bem estruturados do Brasil.
Além da internet e das câmeras, Rodrigo Carvalho ressaltou a sustentabilidade do projeto: "Temos uma usina fotovoltaica para atender a toda a demanda energética dos prédios públicos de Barbacena". O secretário adiantou ainda que esta é apenas a primeira fase e que novos serviços de cidade inteligente serão implementados em breve.









