A Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), participou nesta terça-feira (23) da Reunião Conjunta do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência e do Comitê Gestor de Atenção Hospitalar da Macro Centro-Sul, realizada no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena.
Durante o encontro, o município apresentou como primeira pauta o início da operação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barbacena, um importante avanço para o fortalecimento da assistência em saúde no município e na região.
Na oportunidade, foram discutidas as adequações dos fluxos assistenciais entre os municípios que integram a Microrregião de Barbacena, dentro do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência, com o objetivo de promover maior integração entre os serviços, organização dos atendimentos e melhoria da assistência prestada à população.
A implantação da UPA representa um marco para a saúde pública municipal, ampliando o acesso aos atendimentos de urgência e emergência e contribuindo para uma rede de cuidado mais estruturada e eficiente.
A reunião contou com a participação de gestores municipais, representantes da Superintendência Regional de Saúde, integrantes do SAMU e demais membros dos comitês gestores da Macro Centro-Sul, fortalecendo o diálogo regional e a construção conjunta de estratégias para aprimorar os serviços de saúde.