Basílica de São José Operário
Patrimônio
Ponto Turístico
Sobre o local
A Basílica de São José Operário, construída entre 1950 e 1958, é uma obra arquitetônica notável, destacando-se pela sua imponente forma de cruz grega. Inicialmente concebida para ser uma réplica da Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, a igreja teve seu desenho modificado ao longo do tempo, principalmente devido a questões financeiras. No entanto, mesmo com essas mudanças, a Basílica mantém elementos marcantes dos estilos renascentista e barroco, como suas grandes esculturas e a porta de madeira ricamente decorada com os sete dons do Espírito Santo.

Desde 1964, a Basílica é palco do Jubileu de São José Operário, um evento tradicional que ocorre todos os anos durante 11 dias, começando em 21 de abril e encerrando em 01 de maio. Além das cerimônias religiosas, o Jubileu é conhecido por sua feira, onde diversos comerciantes oferecem uma variedade de produtos, atraindo fiéis e turistas de todo o Brasil.

Localizada na Praça Padre Hilário, n° 88, no Bairro São José, a Paróquia de São José Operário foi estabelecida em resposta à necessidade de mais espaços de culto na cidade. Sua importância na comunidade é evidente, não apenas como local de adoração, mas também como um marco na paisagem urbana, sendo visível de vários pontos da cidade.

São José, declarado patrono universal da Igreja em 1870 pelo Papa Pio IX, é celebrado no dia 19 de março. Além disso, sua festa de "São José Operário" é comemorada em 1° de maio, reconhecendo sua significância como patrono da justiça social.

Dessa forma, a Basílica de São José Operário não é apenas um lugar de culto, mas também um símbolo de fé e tradição que continua a unir e inspirar comunidades ao longo das gerações.

Horários da Missa

Terça-feira: 19h