Barbacena foi sede do Encontro Técnico realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O município foi a primeira sede de uma ampla caravana que ocorrerá pelo interior de Minas Gerais. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (25/05) e sexta-feira (26/05) e recebeu 500 agentes públicos de 87 cidades da região.
A articulação do encontro foi realizada pela Secretaria Municipal de Gabinete (SEGAB), que esteve na sede do Tribunal de Contas do Estado, colocando a cidade a disposição para sediar o evento neste pontapé inicial do projeto.
Neste ano o encontro teve como tema: ?Inovações legislativas e os desafios para a Administração Pública?. O evento contou com várias palestras e oficinas, que auxiliou agentes públicos e interessados pela temática a aperfeiçoarem ainda mais o seu trabalho, em um processo permanente de aprendizado que beneficia diretamente a população de Barbacena.
A primeira palestra foi ministrada por Miguel Silveira, que é coordenador de Fiscalização dos Municípios do TCEMG. A fala de Miguel Silveira foi focada na Nova Lei de Licitações. Em seguida, a analista de Controle Externo, Elizabeth Queiroz, falou sobre a padronização da classificação por fonte ou destinação de recursos.
O reequilíbrio econômico-financeiro nas contratações públicas também foi tema de palestra, ministrada pelo coordenador da 3ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado, Pedro Costa.
No campo da engenharia, o coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, Douglas Oliveira, falou em sua palestra sobre boas práticas nas contratações de obras e serviços.
Houve ainda as palestras de Karen Nadolny. sobre aprimoramento de conhecimentos em atos de pessoal e de Ane Marla Raimundo, gestão fiscal na plataforma "Fiscalizando com o TCE". Por fim, Marínisia Lopes fez uma palestra com o tema ?Ouvidoria ? Comunicação centrada no cidadão?.
Já em relação as oficinas, houve aulas sobre os temas: reequilíbrio econômico financeiro dos contratos, contratações de obras e serviços de engenharia na nova lei de licitações, pesquisa de mercado na nova lei de licitações, estudo de casos em atos de pessoal, estudo de casos na Nova Lei de Licitações e principais erros de orçamento.