Barbacena realiza neste sábado (03/06), o Dia D da campanha de vacinação antirrábica. O objetivo é realizar a ampliação da aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos em diversos pontos espalhados pela cidade.
O ?Dia D? serve como forma de expandir a campanha, tendo em vista que o município já aplica a vacina nos animais desde o mês de maio, no Centro de Controle de Endemias (CCE) e em pontos volantes na zona rural.
Na Zona Urbana serão disponibilizados 31 pontos para o ?dia D?, que acontecerá de 08h às 17h. Para facilitar o acesso da população a esses pontos, o setor de epidemiologia atualizou os locais.
Confira os pontos fixos para o ?Dia D? atualizados:
Ipanema (E. M. Francisco Vale),
Nova Suiça (UBS e tenda no Ponto de ônibus),
Nova Cidade (Creche/Palestina),
Penha (Tenda em frente à Igreja católica),
Vilela (Museu Georges Bernanos)
Caiçaras (Biquinha),
Boa Vista (UBS),
São Pedro (CRAS e UBS),
Caminho Novo (Praça Iolanda Maia),
Santo Antônio (UBS),
Santa Efigênia (UBS),
Santa Luzia (UBS),
Grogotó (UBS),
São Francisco (UBS),
Nove de Março/Santa Maria (Praça),
João Paulo II (UBS),
Igreja Santo Expedito,
Igreja de Nossa Senhora Aparecida,
Diniz (Igreja São Domingos),
Funcionários (UBS),
Corpo de Bombeiros,
Guarda Municipal,
Santa Cecilia (UBS),
Flavianil,
Monte Mário (Praça do Cruzeiro),
Jardim do Globo,
UBS Carmo
Basílica do São José
A vacina
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida por todos os mamíferos, geralmente transmitida de um animal para o ser humano, o que é considerada uma zoonose, e é uma doença que tem 100% de letalidade tanto em humanos quanto em animais.
Neste ano os animais já castrados poderão receber a microchipagem no ato da vacinação. O procedimento será realizado apenas no ponto fixo do CCE, as terças e quintas, de 8h às 11h durante todo período da campanha antirrábica.
A microchipagem é uma forma indolor e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. Além da microchipagem, o ponto fixo do Centro de Controle de Endemias conta também com a aplicação das vacinas no período de segunda a sexta, de 8h às 11h e 13h às 17h.