14 NOV 2023
DEFESA CIVIL
Pesquisadores realizam em Barbacena trabalho de Setorização de Áreas de Risco Geológico
Dois pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil/ SGB/CPRM, a Geóloga Carla Moraes e Geóloga Maria Emília Brenny realizam em Barbacena um trabalho de "Setorização de Áreas de Risco Geológico". O serviço iniciou na última segunda-feira (06/11) e vai até amanhã (14/11).

O trabalho é uma atualização do que foi feito em 2012, dos setores de alto e muito alto risco geológico, em especial áreas com movimento de massa e inundação, incluindo detalhamento das áreas, com informações como: número de moradias, tipologia do processo, sugestões de intervenções, entre outros.

Setorização de Áreas de Risco Geológico

A Setorização de Áreas de Risco Geológico consiste na identificação e caracterização das porções do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica. Este estudo é elaborado em consonância com as diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608/2012, e objetiva subsidiar a tomada de decisões assertivas relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres.

As setorizações de áreas de risco geológico são desenvolvidas em parceria com a Defesa Civil municipal, exclusivamente em regiões onde existem edificações nas quais há permanência humana e cartografam áreas de risco alto e muito alto. A identificação de áreas de risco é feita em campo e se baseia na observação das características morfológicas do terreno, na identificação de indícios de instabilidade de taludes e encostas, no histórico de ocorrência dos eventos adversos de natureza geológica, e no grau de vulnerabilidade das construções e de seus moradores.

Os principais produtos elaborados são os mapas das áreas de risco geológico, relatório técnico e os arquivos vetoriais que contém os principais atributos das áreas mapeadas. Estes documentos, além de serem disponibilizados em primeira mão aos municípios contemplados, também alimentam um banco de dados compartilhado com órgãos governamentais responsáveis pelo monitoramento e alerta de desastres.