21 NOV 2023
Servidores da saúde terão seus trabalhos apresentados em Brasília
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – UFRGS, realizará a "1ª mostra saúde com agente: experiências de integração entre ace e ACS nos territórios".

A mostra vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023 em Brasília-DF e tem como objetivo dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da atenção básica e vigilância em saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes de saúde com agente. Para submissão de trabalhos, foi necessário respeitar o tema central da mostra ‘experiências de integração das atividades do ACS e ACE nos territórios’, seguindo o pressuposto de que atenção básica e vigilância em saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.

Barbacena teve 02 experiências inscritas pelos técnicos em saúde do município selecionadas para apresentação no evento. É importante destacar que somente puderam ser inscritas experiências efetivamente implementadas e consideradas bem-sucedidas, contribuindo para a integração da atenção básica e vigilância em saúde.

Das 200 vagas nacionais, sendo 21 para o Estado de Minas Gerais. Barbacena, garantiu 02 vagas nas experiências inscritas que terão como tema de apresentação:

1. AÇÕES DE PROMOÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NA COMUNIDADE RURAL DOS VIOLETES NA CIDADE DE BARBACENA-MG (Autores: O ACE, Leandro Eustáquio Elias e a ACS Cristina Maria Campos de Melo)
2. OFICINA SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CASA DE APOIO DOM LUCIANO MENDES (Autores: o ACS Jonathan Antonio Rocha dos Santos e a ACE Marisa Malta Barroso)