O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) divulgou o relatório de suas atividades. O material contempla diversos dados de extrema relevância do órgão, como, por exemplo, detalhes do público atendido pela entidade.
De acordo com o documento, desde o início das suas atividades até dezembro de 2022, o CREAS Barbacena já atendeu um total de 3103 famílias/usuários. Deste total, podemos destacar que o público de maior parcela nos atendimentos do CREAS foi o de Crianças e Adolescentes, responsável por 41,6% dos casos do CREAS, totalizando um total de 1287 infantes. Nota-se ainda que 27,3% do total de usuários do CREAS são mulheres (844), 25,1%, idosos (783) e 7,4% pessoas com deficiência – PCD (229).
O CREAS
O CREAS é uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal, que atua na oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras; que demandam intervenções no âmbito do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
O CREAS desenvolve ações dentro de seu contexto social, objetivando a superação da situação de violação de direitos e/ou risco. Deve buscar a construção de um espaço para acolhimento e escuta qualificada dos usuários, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.