27 FEV 2024
SAÚDE
Concurso UNIMED de redação e desenho para as escolas municipais premiará relatos de combate à dengue

Em uma iniciativa inovadora, a UNIMED, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, está promovendo o concurso "Dengue Zero" de redação e desenho, com o tema "o que eu fiz para evitar a dengue!". O objetivo é mobilizar e coletar os registros de experiências dos alunos do Ensino Fundamental I e II em relação à prevenção da dengue em suas casas e comunidades.

A competição envolve duas categorias: redação para alunos do Ensino Fundamental II e desenho para os do Ensino Fundamental I, ambos exclusivos da rede municipal de ensino. Com a participação gratuita, o concurso visa incentivar a reflexão e a expressão criativa dos estudantes sobre a importância de ações preventivas.

Cada escola participante terá a responsabilidade de selecionar e enviar uma redação e um desenho, representando a criatividade e o engajamento de seus alunos na luta contra a dengue. Os textos, que podem ser dissertativos, narrativos, descritivos ou poéticos, terão o limite máximo de 30 linhas, estimulando a concisão e clareza nas ideias.

A técnica do desenho será livre, proporcionando liberdade artística aos alunos, desde que a representação seja original, inédita, criativa, coerente e, claro, relacionada ao tema proposto.

As atividades serão avaliadas por uma comissão julgadora, e os vencedores serão premiados com:

1º Lugar (desenho e redação): Uma bicicleta

2º Lugar (desenho e redação): Uma mochila

3º Lugar (desenho e redação): Um jogo de tabuleiro

O edital completo do concurso foi repassado, através da Secretaria Municipal de Educação, para a direção das escolas. Cada escola selecionará uma redação e um desenho que representará a instituição no concurso.

A união de esforços da UNIMED e da Prefeitura Municipal destaca a importância da responsabilidade social e da educação para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente. O objetivo é incentivar com que o combate ao mosquito Aedes Aegypt seja feito em conjunto, de forma familiar, dentro de casa.

As redações e desenhos vencedores serão premiados em uma cerimônia especial.