27 FEV 2024
SOCIAL
Dia D de Combate contra Dengue em Barbacena mobiliza esforços da Prefeitura e parceiros
No último sábado (24/02), Barbacena vivenciou o “Dia D de combate contra a Dengue”, uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com diversas entidades locais. A ação envolveu servidores de diferentes secretarias municipais, além de contar com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR), demonstrando uma mobilização abrangente e efetiva no enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A mobilização ocorreu nos bairros Grogotó, João Paulo II e Diniz.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SETRAM), junto com a EPCAR, desempenhou um papel crucial no evento, realizando blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, mais precisamente na área próxima a Bavesa. A PM também realizou blitz educativa nos bairros. Essas ações visavam conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Também houve distribuição de água, conduzida pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS), para garantir com que os agentes de saúde e endemia pudessem se hidratar durante a atividade.
O corpo de bombeiros realizou a colocação de telas nas caixas d’água que estavam destampadas e consequentemente focos de degue.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP) mobilizou equipes de limpeza que percorreram os bairros Grogotó, João Paulo II e Diniz. O foco era a identificação e remoção de possíveis criadouros do mosquito, recolhendo dezenas de caminhões de resíduos que acumulavam água parada. Essa ação não apenas contribui para a prevenção da Dengue, mas também para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
As ações terão continuidade, já que nem todos os materiais puderam ser removidos, pois foram colocados posterior a passagem das equipes. Nas próximas semanas serão divulgadas as novas ações da Prefeitura.
A participação ativa da população aliada ao esforço conjunto das diversas instâncias governamentais e parceiros comunitários resultou na identificação e eliminação de potenciais focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura de Barbacena reforça a importância da continuidade dessas ações preventivas e destaca que a colaboração de todos é fundamental para o sucesso no combate à Dengue e outras doenças relacionadas. A conscientização da população é a melhor arma contra a proliferação.