01 ABR 2024
Mulheres podem agendar mamografias através das UBS’s
A partir de agora, mulheres entre 40 e 69 anos residentes em Barbacena têm a oportunidade de agendar seus exames de mamografia através da Prefeitura Municipal. Esta iniciativa é uma resposta direta à necessidade de ampliação dos cuidados de saúde preventiva, especialmente no que diz respeito à detecção precoce do câncer de mama, que é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido e salvar vidas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) está liderando esse esforço, disponibilizando o agendamento por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa abordagem facilita o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, tornando-os mais próximos e acessíveis à população. Através das UBS, as mulheres podem não apenas agendar suas mamografias, mas também marcar exames preventivos, reforçando a importância da prevenção e da detecção precoce de outras condições de saúde.

Uma mudança significativa nesse novo protocolo é a ampliação da faixa-etária para a realização da mamografia, que anteriormente se concentrava entre 50 e 60 anos. Agora, mulheres a partir dos 40 anos terão a oportunidade de realizar esse exame vital para a saúde feminina. Essa decisão visa aprimorar a cobertura e proporcionar uma detecção precoce ainda mais abrangente, alinhada com as diretrizes internacionais de saúde.

Local: Barbacena, MG, Brasil