27 JUN 2024
Obras de Recuperação da Rua Olegário Maciel estão a todo vapor
A Rua Olegário Maciel, localizada no centro de Barbacena, está passando por um importante processo de recuperação. Conhecida pelo grande fluxo de veículos e pedestres, a via está sendo submetida a uma obra essencial.

As intervenções incluem a recuperação da base, devido às infiltrações frequentes na região. Por ser uma área com um solo inadequado, a drenagem é fundamental para reduzir a umidade e evitar trincas. Após essa etapa, será realizado um reforço na base e a aplicação de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), garantindo maior durabilidade e segurança para os usuários da via. A previsão é que a obra dure entre 30 a 40 dias, por esse motivo, a Prefeitura trabalha com a celeridade para entregar a obra o mais breve possível.

Em paralelo a isso, o Serviço de Água e Saneamento (SAS) realiza o serviço de canalização do esgoto. Anteriormente o esgoto era jogado em um canal central onde também era jogada água pluvial. Além disso está sendo colocada uma adutora para rede de distribuição de água.

Antes do início das obras, a Secretaria Municipal de Obras realizou uma reunião com os comerciantes locais para esclarecer dúvidas e explicar a necessidade das intervenções. Embora toda obra cause transtornos temporários, o objetivo é proporcionar um benefício maior para a cidade, especialmente para a população e comerciantes que dependem da Rua Olegário Maciel diariamente.

Trânsito

Quanto ao trânsito, o transporte coletivo foi desviado para a Rua Sete de Setembro durante a semana, e aos domingos para as ruas Tiradentes, 15 de Novembro e Lima Duarte. Atualmente, a Rua Olegário Maciel está liberada apenas para moradores, clientes dos comércios locais e veículos da empresa responsável pela obra. O tráfego normal será retomado após a conclusão da preparação do solo, garantindo a segurança de todos.

A conclusão desta obra trará significativas melhorias na infraestrutura viária de Barbacena, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente.

Local: Barbacena, MG, Brasil