09 OUT 2024
SAÚDE
Prefeitura realiza campanha para prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama
A Secretaria Municipal de Saúde – SESAP, lançou nesta quarta-feira (09/10) uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, que este ano tem como tema “Mulher: seu corpo, sua vida”.

Dessa forma, atrelado a esta campanha nacional, a SESAP está realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, busca ativa em mulheres com idades entre 40 a 69 anos. Todas as mulheres nessa faixa etária devem comparecer a unidade, especialmente aquelas que se enquadram em situação com maiores fatores de risco, dentre eles, histórico familiar, uso de tabagismo, obesidade dentre outros, para a realização de exames de mamografia.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Para participar desta iniciativa basta procurar sua UBS de referência.

Local: Barbacena - MG