Na manhã desta segunda-feira (17) aconteceu um mutirão para realização do serviço de entrega das próteses do Centro de Reabilitação Auditiva (CER II) que ocorre na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena (APAE), através de convênio com a Prefeitura de Barbacena. 38 pacientes receberam o dispositivo.
Os pacientes atendidos pelo centro são encaminhados pela Junta Reguladora de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, por meio do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPeD). O serviço é totalmente ofertado pelo SUS e atende diversos municípios da macrorregião de saúde de Barbacena, através da mobilização da Secretaria Municipal de Saúde.
O aparelho é entregue após um exame de audiometria, a partir daí um fonoaudiólogo especialista avalia o nível do aparelho de acordo a necessidade individual do paciente. Através de um software é feito os ajustes necessários e adequações para que a pessoa se sinta o mais confortável possível com o aparelho.
O CER II
Atualmente, o CER II atende mensalmente 152 pacientes, oferecendo uma série de serviços especializados, incluindo consultas com médicos otorrinolaringologistas, exames audiológicos e avaliações por uma equipe de profissionais da área auditiva. Após a admissão, o paciente é protetizado com AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) e passa por acompanhamento contínuo, com consultas de adaptação a cada 3 e 6 meses. O retorno anual também é realizado, e, caso necessário, o paciente pode solicitar manutenção.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor NAPeD através do telefone (32) 99871-7738, que também atende pelo WhatsApp, ou presencialmente das 08:00 às 17:00 na SESAP.